PROJETO COMUNITÁRIO PARA A ILHA DE CANHABAQUE

A ilha de Canhabaque, (integrada no sector administrativo de Bubaque) do Arquipélago de Bijagós, possui cerca de 111 km2 e pouco mais de 2500 habitantes, dispersos por 19 a 20 povoações.

De difícil acesso, encontra-se ainda quase num estado inalterado, rica em biodiversidade, e de praias de excepcional beleza. A vida das pessoas é marcada pela quase  inexistência de condições de apoio médico e sistema educacional, dedicando-se a maioria a uma agricultura tradicional e à pesca de subsistência, onde se destaca a apanha de bivalves e marisco.

Canhabaque é considerada o centro espiritual do arquipélago, regendo as demais ilhas no que se refere a rituais e cerimónias religiosas animistas.

 

Este projeto, uma iniciativa conjunta da MSH com o Projeto João 3:16, pretende construir uma embarcação tradicional movida a motor de 2 tempos, que de forma regular sirva a população no transporte marítimo de pessoas e bens entre Canhabaque e a ilha de Bubaque.

Contando com o apoio imprescindível da Yamaha, já temos um dos dois motores necessários, e demos inicio à construção da canoa faltando ainda cerca de 50% do valor total para a sua conclusão.

O lucro desta iniciativa, ao longo do tempo, irá suportar a contratação de um professor primário, a construção de um centro comunitário e a alimentação do grupo de crianças  residentes em 4 aldeias do sul da ilha. 

No futuro desejamos alargar os benefícios a mais povoações, desde que manifestem a sua adesão ao projeto.

Do outro lado do mundo…

Há sempre forma de contribuir para melhorar a vida de quem não tem muitas oportunidades.