O projeto Esperança conta com a colaboração imprescindível do Hospital de S. João no Porto, que  dá resposta aos pedidos de evacuação oficiais e conta ainda com o apoio de várias entidades privadas, que com um grande sentido de solidariedade tem apoiado este trabalho.

O protocolo firmado com os parceiros, a complexidade administrativa, os custos inerentes a todo o processo de evacuação e acompanhamento obriga-nos a uma procura incessante de meios financeiros e de voluntários dispostos a assumir este compromisso sério.

Iniciado em 2009, o projeto Esperança é um programa de evacuação de menores com necessidade de tratamento médicos/cirúrgico urgente. Desde então, a MSH já acolheu 86 crianças e adolescentes.

Em parceria com a AIDA, ONG Espanhola, é esta que no terreno efetua o levantamento, triagem e encaminhamento dos pacientes.

Contamos com o apoio de uma equipa fantástica de voluntários, que com um grande sentido de compromisso e responsabilidade, prestam apoio diário aos doentes enquanto se encontram em ambiente hospitalar, assegurando assim um acompanhamento humano e de grande profissionalismo.

Após a alta clínica, definida pelo Hospital de S. João, as crianças regressam às suas famílias na Guiné-Bissau, mantendo na maioria dos casos laços emocionais com as famílias e os voluntários da MSH.

A candidatura e seleção de famílias de acolhimento em Portugal, para estas crianças é um fator decisivo para a sua recuperação sendo necessário promover um período de adaptação dos mais novos, num ambiente carinhoso, nas múltiplas vertentes (sociais, nutricionais, etc).

A Vida continua...