Centro Adelino Pedro Mendes para a Cooperação em Saúde e Educação
Como resultado da fragilidade institucional, mantida ao longo das últimas décadas em Guiné-Bissau,o estatuto sociodemográfico do país diminuiu negativamente colocando-o em 177.º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano e mantendo-o como membro do grupo de países menos desenvolvidos (PMD)e dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS).
O acesso aos cuidados de saúde é muito limitado devido a, entre outras, falta de instalações, de recursos e de profissionais qualificados. Os últimos dados disponíveis indicam que existe, em média, um centro de saúde para 14 000 habitantes (dados de 2019).
Cuidados de Saúde prioritários:
A mortalidade materno-infantil a par das doenças transmissíveis como a SIDA e a tuberculose lideram o quadro das prioridades de atuação, já de si sobrecarregado com as doenças infantis, as doenças endémicas como o paludismo e o aumento das doenças crónicas não transmissíveis como o cancro, a diabetes e cardiovasculares.
Adelino Pedro Mendes
Foi um dos jovens, que ao abrigo do Projeto Esperança, foi acolhido pela MSH. Generoso e inspirador, marcou de facto a vida de todos os os voluntários que com ele lidaram. Infelizmente não superou a doença vindo a falecer no Porto. Desta forma, o centro de acolhimento com o seu nome, é a homenagem sentida e corresponde ao sonho e ao desafio da MSH em fazer sempre mais e melhor pelas crianças e jovens Guineenses.
Objetivos
Integração e Adaptação de Crianças
A nossa experiência, adquirida ao longo do tempo, com o acolhimento familiar de crianças e jovens ao abrigo do Projecto Esperança, levou-nos a corresponder à necessidade de criarmos um espaço onde as crianças pudessem, em segurança, se adaptarem, antes de serem evacuadas do seu país, a novos hábitos em termos culturais e alimentares. Este período de adaptação pré e pós evacuação é fundamental para a reabilitação e integração da criança em termos sociais e psicológicos à uma nova realidade.
Apoio Materno-infantil
Vamos poder, igualmente, apoiar casos de maternidade precoce e prestar cuidados de saúde a casos problemáticos sem apoio ou estrutura familiar.
Acolhimento de Voluntários MSH e de outras ONGD
Com este espaço, a poucos quilómetros do centro da cidade de Bissau, vamos poder alargar o âmbito das nossas missões, aumentando a sua duração, o número de voluntários envolvidos e abrir as missões a voluntários para além do pessoal de saúde. Com economia de custos em alojamento e alimentação, poderemos igualmente criar parcerias com outras ONGD, para usufruir do centro.
Formação Profissional
Projectado igualmente para criarmos no futuro, um espaço dedicado a oficinas de aprendizagem de algumas profissões técnicas tão necessárias para o desenvolvimento do país.
TeleConsultas
Pretendemos formar pessoal da área de saúde, que no local possam prestar apoio ao desenvolvimento das consultas de especialidade prestadas por video-chamada via pc ou smartphone, por médicos de uma entidade parceira em Portugal.
Em 2024, com o apoio de inúmeras empresas, conseguimos enviar materiais e equipamentos generosamente oferecidos, e a primeira fase de construção (casa1) está 80% concluída. Para a conclusão deste projecto (2026) vamos precisar de angariar mais donativos, em bens e dinheiro, na ordem dos 36 mil euros. Vamos precisar do seu apoio! Colabore e ajude-nos a concretizar este sonho.
Com o seu donativo conseguimos!
Obrigado por contribuir para a concretização deste projeto!